sábado, 8 de novembro de 2014

Repórter Justiça

O crescimento das franquias no Brasil

O Repórter Justiça desta semana mostra que copiar uma ideia pode ser lucrativo, mas é preciso pagar direitos sobre o uso da marca. A modalidade cresce no Brasil. É o sistema de franquias, em que o criador de um negócio vende a ideia a outros e, assim, chega a fazer a empresa crescer sem investir dinheiro próprio. Mas o franqueador tem suas responsabilidades com o franqueado: dar apoio na abertura do negócio, treinamento, suporte na gestão e compartilhar, por exemplo, os custos das ações de marketing.

O mercado de franquias no Brasil movimentava, em 2003, R$ 29 bilhões. Em 2013, esse montante chegou a R$ 115 bilhões. Em dez anos, as redes de franquia no país passaram de 678 para 2.703 redes. Um dos segmentos que cresce é o da sustentabilidade. Muitas franquias estão preocupadas com o futuro e a escassez de água é uma das preocupações. Você vai ver no programa uma franquia de valor bem acessível. É o lava-jato ecológico, com um sistema que não utiliza água.

Vamos mostrar ainda exemplos improváveis de sucesso. Em Brasília, dois empresários perceberam que não existia treinamento para a mão de obra empregada em canteiros de obras e criaram uma escola da construção civil. O negócio já se tornou uma franquia de sucesso e tem cerca de 57 unidades, algumas em fase de abertura e outras já em funcionamento. Você vai ver também a história de um casal de músicos que encarou a concorrência informal das aulas particulares de violão e piano, apostou no negócio e colhe os lucros de uma escola de música que virou uma franquia de sucesso. ”Contratamos uma consultora através do Sebrae, todos os nossos problemas foram resolvidos nessa época”, diz o proprietário Flávio Machado, diretor geral da escola.

Tudo isso e muito mais no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

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