sábado, 8 de novembro de 2014

Fórum

Cresce número de processos contra médicos no Brasil

Dados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indicam aumento de 1.600 por cento no número de processos contra médicos no Brasil, na última década. Números significativos que mostram complexidade na relação entre médicos e pacientes. Mas quais são os direitos e os deveres de cada um? Em caso de erro médico, a quem recorrer? A conduta culposa é sempre caracterizada por negligência? Esses são exemplos de questionamentos que permeiam o programa Fórum da semana.

Para o representante do Conselho Federal de Medicina Alexandre Cavalca Tavares, “o médico tem como alvo principal a saúde do ser humano. Então, ele deve empenhar todos os seus esforços no sentido de beneficiar a saúde das pessoas”. Ele ressalta, também, que nem sempre o fato de não conseguir sucesso no tratamento caracteriza erro médico. “Os fatores que influenciam a saúde são múltiplos e nem sempre as coisas evoluem como é desejado e isso, às vezes, pode ser independente da conduta do médico”, diz.

Já a representante da Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás Ana Lúcia Amorim afirma que o número de denúncias contra médicos está relacionado ao acesso à informação. “As pessoas estão mais bem informadas e, além disso, a relação médico e paciente está desgastada”. A maneira como são feitos os atendimentos têm gerado insatisfação. “A massificação do atendimento médico faz com que as demandas cresçam e, consequentemente, as reclamações também”, conclui.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares