sábado, 20 de junho de 2015

Fórum

Ordenamento jurídico e novo modelo de família brasileira

Novo conceito de família é discutido no Fórum da semana. Quem participa do programa é a advogada especialista em Direito de Família Sibele Salgado e o professor em Psicologia Luiz Fernando Maciel.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta mudanças na estrutura de família no Brasil. De acordo com o documento, a noção tradicional, composta por um casal heterossexual com filhos, foi encontrada em 49,9% dos lares brasileiros; em 50,1% das residências, as famílias eram constituídas de outras maneiras.

Para o professor de Psicologia Luiz Fernando, a pesquisa confirma as modificações que ocorreram na sociedade. De acordo com ele, “sempre houve formas distintas de concepção de família. A diferença é que o ordenamento jurídico passou a reconhecê-las”.

O professor diz, também, que o reconhecimento do casamento homoafetivo, a participação da mulher no mercado de trabalho, a aceitação do divórcio e, ainda, o reconhecimento de novos relacionamentos, contribuiu para essa realidade.

De acordo com Sibele Salgado, as questões jurídicas, de maneira geral, caminham em passos mais lentos que a evolução da sociedade. “Em se tratando de direito de família, os avanços têm ocorrido de forma rápida. Um exemplo é a configuração dos núcleos familiares por laços afetivos”, ressalta.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares