domingo, 25 de outubro de 2015

Tempo História

O homem da Filosofia, Literatura, Política e Justiça


A vocação ímpar como professor, a criação das bases da Teoria Tridimensional do Direito - que integra a norma jurídica ao fato social e aos valores culturais -, o destaque em áreas diversas como a Filosofia e a Política. Miguel Reale marcou o Direito e a História do Brasil por sua vasta atuação como advogado, parecerista e responsável por grandes iniciativas do século XX.


Natural de São Bento do Sapucaí, em São Paulo, Reale nasceu em 1910. Tornou-se catedrático de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1941. Foi reitor da USP, integrante da Academia Brasileira de Letras e criador do Instituto Brasileiro de Filosofia. Também foi supervisor da comissão responsável pelo Código Civil Brasileiro de 2002. Redigiu o Tratado de Itaipu, que criou a binacional. Foi homenageado pelo lançamento de obras de Filosofia Jurídica, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Estado. Desenvolveu estudos nos ramos do Direito Público e Privado. Como poeta, integrou a Academia Brasileira de Letras.

Por meio de depoimentos de familiares e de renomados advogados, a equipe da TV Justiça mostra histórias da vida e da obra do jurista, que faleceu em 2006.

Quer saber mais sobre a vida e a trajetória profissional desse grande jurista? Assista à série Tempo e História.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares