quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Artigo 5º

Programa Artigo 5º mostra a situação de refugiados no Brasil

Mais de 8.400 estrangeiros ganharam o status de refugiados. O Brasil já concede mais vistos de refúgio a sírios do que países europeus. São pessoas que vêm em busca de uma nova vida, incluindo oportunidades de trabalho. O que é garantido pela nossa legislação. O programa Artigo 5º mostra quem pode pedir refúgio e quais são os impactos desta acolhida a quem precisa de ajuda para fugir de conflitos ou perseguições nos países de origem.

Um dos convidados do programa Artigo 5º desta semana é Beto Vasconcelos, secretário Nacional de Justiça e presidente do Conare - Comitê Nacional para os Refugiados. Ele explica quem pode pedir o refúgio: “Para o reconhecimento de refúgio no Brasil, é necessário caracterizar perseguição em razão de raça, religião, grupo social, nacionalidade ou opinião política. E ainda, o que tornou o nosso país protagonista em termos de legislação, quando se verifica grave e generalizada violação de direitos humanos no país de origem”.

Mas qual o impacto da chegada de mais mão de obra em um país onde o índice de desemprego ultrapassou 8%? Quem ajuda a explicar é Leonardo Cavalcanti, diretor e coordenador científico do Observatório de Migrações Internacionais da Universidade de Brasília, que também participa do programa. Para ele, a vinda de refugiados não deve preocupar os brasileiros que também estão à procura de trabalho já que os refugiados costumam buscar local onde há maior oferta de vagas: “Não tem motivo para alarme ou preocupação com a competição no mercado de trabalho. Os imigrantes têm muito mais mobilidade em épocas, por exemplo, de dificuldades econômicas. O imigrante já saiu de um país para o outro. Ele pode se mover de um lugar para o outro, de uma região para outra, mudar de emprego... A pessoa ganha certa mobilidade pela própria experiência migratória”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares