sábado, 26 de dezembro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Riqueza protegida
As unidades de conservação brasileiras, de norte a sul, guardam preciosidades da biodiversidade. São belezas que deveriam ser vistas como únicas e protegidas por cada visitante. Afinal, somos os proprietários, apesar de ainda não sabermos valorizar o que ganhamos de graça da natureza. Por isso, existe uma legislação no Brasil que trata só deste tema. É a Lei 9.985, de julho de 2000.  Chamada de SNUC, a norma traz definição, critérios e regras para a criação, implantação e gestão desses espaços. Além de classificá-los em duas categorias.

No Meio Ambiente por Inteiro desta semana, vamos mostrar o que são as unidades de conservação e de quem é a tarefa de fiscalizar esses espaços. E vamos mostrar, também, uma triste realidade: nosso país está na lista das dez nações que pior cuidam das unidades de conservação. Veja como podemos melhorar a situação.

Conheça uma das raridades guardadas nas unidades de conservação: as nascentes. Não se sabe ao certo quantas são no Brasil, mas, com certeza, são milhares. E o que deveria ser guardado a sete chaves sofre com a degradação.

Você vai acompanhar, também, um dos exemplos mais sólidos de conservação e visitação: o Parque Nacional de Brasília. São 42 mil hectares dentro da cidade. No Parque Nacional de Brasília existem riquezas dificilmente encontradas no meio urbano. O parque existe desde a construção da capital federal. E é ele quem protege a vegetação nativa e os rios que abastecem a região.

Tudo isso e muito mais você acompanha nesta edição.

Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares