domingo, 20 de dezembro de 2015

Tempo e História

Resgate Memorável

Rábula, professor, advogado e historiador, Evaristo de Moraes nasceu em 26 de outubro de 1871, no Rio de Janeiro. Mestiço e pobre, em uma época marcada por muito racismo, passou por várias dificuldades na infância e na adolescência. Contudo, a importância atribuída à formação intelectual assume papel singular em sua trajetória, não somente pela oportunidade de profissionalização mas também de reconhecimento social.

Formado em Direito em 1916, aos 45 anos, sua vida profissional foi marcada por atos singulares. Além de fundar o Partido Socialista, foi co-fundador da Associação Brasileira de Imprensa. Advogou em defesa de Dilermando de Assis, militar que matou o escritor Euclides da Cunha e, posteriormente, seu filho - Euclides da Cunha Filho -, conseguindo a absolvição nos dois julgamentos com a tese de legítima defesa.

Outra atuação marcante nos tribunais foi a defesa dos marinheiros rebelados na Revolta da Chibata. Evaristo de Moraes advogou em favor de João Cândido Felisberto, o marinheiro conhecido como "Almirante Negro" pela sua campanha estratégica na condução da rebelião dos marinheiros. Uma história emocionante, contada neste episódio da série Tempo e História pelo próprio filho de João Cândido, Adalberto do Nascimento Cândido.

O documentário conta com a participação de familiares do rábula e advogado, além de historiadores e especialistas na vida e obra de Evaristo de Moraes.

Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares