quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Iluminuras - Carreira de Juiz

Iluminuras entrevista presidente do STJ sobre a carreira de juiz

No programa desta semana você vai conhecer uma obra rara muito especial. Trata-se da primeira edição de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, um dos livros mais importantes da literatura brasileira e lusófona. A obra foi publicada em 1956 e desta primeira edição, foram impressos, fora de comércio, apenas vinte exemplares, em papel Bíblia, assinados pelo autor. Encontramos esta obra rara na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal.

O quadro Encontro com Autor apresenta uma entrevista com o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha. Ele vem ao programa para falar sobre a obra: "Cartas a um Jovem Juiz - Cada Processo Hospeda uma Vida", lançada recentemente. Na entrevista, o ministro destaca as virtudes essenciais que as pessoas devem possuir para ingressar na magistratura: "A temperança é fundamental. É certo que o preparo intelectual é absolutamente necessário, mas, como diz Carlos Drummond de Andrade, os lírios não brotam dali. É preciso que a gente tenha consciência disso, porque na verdade, nós não julgamos só com os nossos conhecimentos racionais, mas também com a inteligência emocional que nós temos".

No quadro Ex-Libris você vai conhecer os livros preferidos do promotor de justiça Bruno Amaral Machado. Ele é mineiro e vive em Brasília desde 1992. Bruno também é professor, master em Criminologia Crítica e doutor em Sociologia Jurídico-Penal.

O programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Processo Coletivo do Trabalho", de Ives Gandra Martins Filho, da Editora LTR e "Ação Civil Pública e Meio Ambiente", de Marcelo Buzaglo Dantas, da Editora Saraiva.



Nenhum comentário:

Postagens populares