quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Novo Padrão Boliviano Para As Eleições

Cortes Supremas mostra o novo padrão boliviano para as eleições


No programa Cortes Supremas desta semana você vai ver que, no Brasil, depois de 13 anos, o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal foi condenado a 18 anos de prisão. O parlamentar foi julgado por torturar e matar um mecânico com uma motosserra, no estado do Acre, em 1996. Na Colômbia, uma decisão da Corte Suprema permite que congressistas envolvidos com paramilitares sejam julgados por massacres e outros crimes contra a humanidade cometidos por grupos com os quais eles tenham alguma ligação. No Peru, a Corte Suprema condenou o ex-presidente Alberto Fujimori a seis anos de prisão por interceptação telefônica, suborno de congressistas e compra ilegal de meios de comunicação, entre 1991 e 2000.


O programa mostra que a Corte Nacional Eleitoral da Bolívia já registrou mais de 4 milhões de eleitores no novo padrão biométrico. O país enfrenta eleições gerais em dezembro deste ano. Em entrevista ao Cortes Supremas, o presidente da Corte Nacional Eleitoral da Bolívia, Antonio José Costas Sitic, explica como funciona e as vantagens do novo padrão. "A identificação das pessoas não depende mais do nome, não depende de seus dados demográficos e sim das impressões digitais. Não existe a possibilidade de falsificação", esclarece.


Você vai ver ainda que a Corte Suprema da Argentina divulgou relatório sobre a violência doméstica, um mal que atinge homens e mulheres em todas as regiões do mundo. E no quadro sobre Direitos Fundamentais, você vai ver que a Convenção de Genebra, considerada a base do Direito Internacional Humanitário, completa 60 anos.





Nenhum comentário:

Postagens populares