terça-feira, 27 de outubro de 2009

Posse do Ministro Dias Toffoli no STF

Direto do Plenário: sessão de posse do ministro Dias Toffoli no STF

Assita à a Sessão Solene de posse do ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal. A abertura foi feita pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. A cerimônia acontece no Plenário da Corte, onde estão diversas autoridades e familiares do novo ministro. Outros convidados acompanham a sessão no Hall dos Bustos, no Salão Nobre e na Sala Contemporânea, por meio de telões.

Na sequência da solenidade, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, e a ministra mais nova, Cármen Lúcia Antunes Rocha, conduzem Dias Toffoli ao Plenário, onde prestará em instantes o termo de compromisso e assinará o termo de posse. Após formalmente empossado, o presidente do STF convidará o novo ministro a ocupar o seu lugar na bancada, para onde será novamente conduzido pelos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia.

Currículo

José Antonio Dias Toffoli nasceu em Marília, São Paulo, em 15 de novembro de 1967. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990, especializou-se em Direito Eleitoral. Foi professor de Direito Constitucional e Direito de Família durante dez anos.

Em 1995, ingressou na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar da Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) até o ano 2000. Foi advogado do PT em campanhas do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva em 1998, 2002 e 2006. Exerceu o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005. Em março de 2007, foi convidado pelo presidente da República e assumiu o cargo de advogado-geral da União.

O ministro Dias Toffoli  prestou compromisso durante Sessão Solene de posse no Supremo Tribunal Federal, com o seguinte juramento: “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em confomidade com a Constituição e as leis da República”. Ele foi conduzido ao Plenário pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello, e pela ministra mais nova, Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Após formalmente empossado, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, convidou o novo ministro a ocupar o seu lugar na bancada, novamente acompanhado pelos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia. O ministro Dias Toffoli receberá os cumprimentos no Salão Branco da Suprema Corte.



Nenhum comentário:

Postagens populares