domingo, 11 de outubro de 2009

Programa Refrão

Refrão entrevista a cantora Indiana Nomma

Uma mulher desconsolada pela falta do bem amado, e que, ao encontrá-lo num bar resolve cometer um crime na Avenida São João (SP). Essa é a história contada na música Ronda, de Paulo Vanzolini, composta em 1945, e gravada pela primeira vez por Inezita Barroso, 8 anos depois.

No programa Refrão desta semana, a canção é interpretada por Indiana Nomma. Nascida em Honduras, ela veio para o Brasil aos 11 anos de idade. E desde o começo da carreira, já passeou por diversos ritmos musicais, entre eles jazz, black music e MPB. Ao interpretar Ronda, Indiana fala sobre os crimes passionais. Segundo ela, é preciso tomar cuidado com pessoas que agem movidas pela paixão. "Num certo momento, a vítima se assusta e não acredita que aquela pessoa que conviveu e que certamente participou de momentos muito importantes a dois, se revele um psicopata, um maluco que é capaz de fazer qualquer coisa", diz. 

Apesar da música ser da década de 40, o crime passional ainda é noticiado nos dias de hoje. Um dos mais recentes aconteceu em 2008, no interior de São Paulo. A jovem Eloá Pimentel, de 15 anos, ficou refém por 5 dias e depois foi assassinada pelo ex-namorado porque ele não aceitava o fim do relacionamento. Para Indiana, a pessoa que age com passionalidade tem distúrbio da auto-estima. "São pessoas inseguras, e para mim existe uma falta de busca interna. Hoje em dia você vê muita gente em consultórios, fazendo terapia para buscar soluções e olhar para dentro de si", afirma.

Indiana revela ainda que já foi vítima de pessoas passionais, e alerta: é preciso ficar de olho nos sinais. "A passionalidade levada ao extremo é uma doença. Os sinais são claros. É só observar: quem tem rompantes, quem briga feio com o filho porque ele derrubou alguma coisa, ou com o garçom sem motivo, por exemplo. As brigas do casal - um tapa, um grito, todos esses sinais são dados, e tem que observar para não ter que chegar no limite", conta.





Conheça a letra da música: 

Ronda 

Paulo Vanzolini
De noite eu rondo a cidade
A lhe procurar, sem encontrar
No meio de olhares espio
Em todos os bares

Você não está...

Volto prá casa abatida
Desencantada da vida
O sonho, alegria me dá
Nele você está...


Ah! Se eu tivesse
Quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste, essa busca é inútil

Eu não desistia ...

Porém com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando dadinhos
Jogando bilhar...


E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar
Da avenida São João...

Nenhum comentário:

Postagens populares