quinta-feira, 20 de maio de 2010

Programa Carreiras

Carreiras mostra a atuação de um advogado de negócios

Você sabe como é a rotina de um advogado de negócios e contratos internacionais? É o que mostra o programa Carreiras desta semana. Esse profissional é o que tem como instrumentos de trabalho os contratos que regulam a importação e exportação de bens e serviços. Os advogados desta área elaboram e acompanham todo o andamento dos acordos que englobam condições de venda, transporte, seguro e meios de pagamento que, muitas vezes, envolvem serviços financeiros. Eles também estabelecem a divisão de ônus por serviços portuários e custos alfandegários, além de preparar documentos e licenças governamentais.

Quem dá mais detalhes sobre a carreira é Martin Pose, especialista em negócios internacionais. Na conversa com a jornalista Neila Medeiros, ele explica como funciona, na prática, a relação entre esse profissional e o cliente: "Basicamente, o advogado de contratos e negócios internacionais é contratado para participar das negociações, elaboração de contratos, dizer para ele qual a legislação aplicável, se ele pode ou não adotar determinadas estruturas".

O Carreiras conta ainda com a participação do estudante de direito Marcos Martins. Ele investiga a profissão para se decidir quanto ao futuro, e fica sabendo quais são as qualidades para ingressar nessa carreira: "Na área de negócios, você precisa prestar muita atenção no que o cliente quer. É um processo quase terapêutico", aponta Pose.

O advogado indica ainda quatro livros importantes sobre o mercado internacional de negócios e contratos, dentre eles, "Direito Internacional Privado" e "Contratos Internacionais de Comércio", ambos de Irineu Strenger.


Livros indicados no programa:

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Irineu Strenger

CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO
Irineu Strenger

CONTRATOS INTERNACIONAIS
João Grandino Rodas

CONTRATOS INTERNACIONAIS DO COMÉRCIO
Maristela Basso

Nenhum comentário:

Postagens populares