quarta-feira, 19 de maio de 2010

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor sobre Código Código Civil Interpretado

No programa Iluminuras desta semana você vai conhecer uma obra rara encontrada na Biblioteca da Câmara dos Deputados. O livro "Virgílio" foi escrito entre os anos 70 e 19 a.C.. Trata-se da primeira edição dos importantíssimos comentários de Maurus Servius Honoratus, feitos por iniciativa de Pierre Daniel no período de 1530 a 1603. O gramático Honoratus escreveu diversos comentários sobre as obras de Virgílio, considerado um dos maiores poetas de Roma.

No Encontro com Autor você acompanha uma entrevista com Sílvio Venosa, membro da Academia Paulista de Magistrados, professor de Direito e escritor. Ele vem ao programa falar sobre seu livro: "Código Civil Interpretado". Na entrevista, o autor explica seu significado: "de forma didática, essa obra busca atingir todos os programas de Direito Civil das faculdades e fora delas. É um código interpretado ou comentado, porque a questão é de simples nomenclatura, ele enfoca artigo por artigo. Então, são comentários de todos os artigos do Código Civil - e nós temos mais de dois mil nesse atual. Embora ele atenda por um lado as necessidades do meio estudantil, ele é dirigido basicamente ao profissional de Direito que precisa de uma resposta rápida, ou de uma consulta rápida em cima de determinados artigos do Código".

Já no Ex-Libris, você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal do desembargador do TJDFT, Arnoldo Camanho de Assis. Foi durante o curso de Direito que ele decidiu se tornar juiz. Já o amor pela música começou quando tinha apenas nove anos. Hoje, guarda um vasto acervo sobre música e vinhos, que também aprecia bastante.

O Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Dos Recursos no Processo Penal", de Adalberto José Q. T. de Camargo Aranha, da Editora Saraiva; "Provas e Recursos no Processo do Trabalho", de João Humberto Cesário, da Editora LTr e "Curso de Direito Financeiro", de Regis Fernandes de Oliveira, da Editora Revista dos Tribunais.

Nenhum comentário:

Postagens populares