domingo, 16 de maio de 2010

Programa Refrão

Refrão recebe a cantora Sandra de Sá

Na véspera do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, o Refrão traz uma importante discussão sobre os direitos dos homossexuais. O tema é debatido pela jornalista Noemia Colonna, que estreia como apresentadora do programa neste domingo, com a cantora Sandra de Sá. A música que motiva o bate-papo é "Vale Tudo", de Tim Maia. Gravada em 1983 por Sandra e Tim, a canção é uma provocação, uma brincadeira, garante a artista: "No final da música tudo vira festa, o Tim dá um toque sutil quando diz liberou geral".

O programa exibe também o depoimento de um homossexual, vítima de preconceito. Aos 18 anos, Thiago Eduardo procurou o Hemocentro de Brasília para doar sangue, mas foi impedido por ser considerado pessoa de grupo de risco. "Depois eu descobri que não existe grupo de risco, e sim, comportamento de risco". Mesmo assim, por causa do constrangimento vivido, ele desistiu de fazer a doação definitivamente.

Ainda nas ruas, o Refrão ouviu a opinião da população sobre o homossexualismo. Embora algumas pessoas não considerem natural esse tipo de relacionamento, há consenso em um ponto: o respeito à orientação sexual do outro. No programa, também são indicados os principais direitos dos parceiros homossexuais reconhecidos pela Justiça e em vias administrativas.

E depois da conversa sobre a situação atual dos homossexuais no Brasil, Sandra de Sá fala sobre seu novo trabalho, o cd Africanidade - uma mistura de estilos marcada principalmente pelos ritmos africanos: "nossa música preta brasileira é altamente africana e esse disco mostra o quanto a África está presente aqui - seu sangue, seu batuque, e o quanto isso é importante!", justifica a cantora.


Confira a letra da canção

Vale Tudo
Tim Maia

Vale, vale tudo (2x)
Vale o que vier
Vale o que quiser

Só não vale
Dançar homem com homem
Nem mulher com mulher,
O resto vale

Aí, é o seguinte:
O síndico lá de cima
mandou recado para o pessoal do Universo
mas principalmente para o pessoal do Brasil
O síndico mandou dizer
que "Papai do Céu" falou pra ele
que liberou geral.
Então, muita educação,
cada qual com o seu cada qual
e muito respeito pra liberar geral
porque agora vale tudo!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares