Carreiras fala sobre o mercado do Direito das Tecnologias
Em 1995 uma revolução abriu o mercado de telecomunicações do Brasil: a criação da Lei Geral de Comunicações, a partir de emenda à Constituição Federal de 1988. Ela estabeleceu a queda do monopólio estatal, a privatização das empresas prestadoras de serviços e a implantação de um novo modelo de concorrência no setor. A GLT - Lei Geral das Telecomunicações - veio em 1997, mais atualizada, e ainda possibilitou o surgimento da ANATEL - Agência Nacional das Telecomunicações. O mercado é crescente e cheio de possibilidades para quem quer se aventurar na carreira de especialista em Direito das Tecnologias.
A entrevistada deste Carreiras tem um vasto currículo na área onde trabalha a mais de dez anos e dá todas as dicas sobre o mercado. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações (ABDI), Ana Luiza Valadares Ribeiro é também coordenadora da Comissão Permanente de Concorrência do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), coordenadora da revista de Direito das Comunicações da editora Revista dos Tribunais, trabalhou como Procuradora-Geral da Agência Nacional de Telecomunicações e hoje atua também como consultora em escritório particular. Isso mostra que as oportunidades de trabalho para o profissional da área estão tanto no setor público como no privado. "O setor público tem ganhado muito fôlego com as telecomunicações, onde a carreira inicial de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações tem salário de R$ 11. 300 iniciais", afirma Ana Luiza.
No Carreiras você vai descobrir a abrangência do mercado e quem são os possíveis clientes desse profissional. "O advogado pode trabalhar para 180 milhões de brasileiros. A gente pode dividir um setor tradicional que é o das telecomunicações, o setor de informática propriamente dito (...) outro setor interessantíssimo é o do audiovisual", conta Ana.
O estudante de Direito Marcos Martins quis saber mais sobre o Direito de Informática e conheceu de perto o escritório da advogada ao participar do programa. Martins tirou dúvidas com os advogados Bruno Arantes e Marco Aurélio Cunha e Cruz. Ambos fazem parte da equipe de trabalho da advogada no escritório e também trouxeram informações interessantes ao Carreiras sobre o tema deste programa.
Você vai conhecer os livros iniciais para entender o mercado cheio de siglas e termos técnicos. Até o "Glossário - Coleção Normativa de Telecomunicações" da ANATEL está entre as indicações para que se entenda os livros sugeridos.
Descobrimos que as mulheres estão começando a entrar nesta área do Direito das Telecomunicações e Tecnologias e que há muito ainda a se conquistar. Ana Luiza Valadares Ribeiro é um exemplo de sucesso e arrisca uma "receita" a quem queira entrar nesse mercado. "A mulher brasileira tem começado a ocupar posições importantes. O segredo para ser bem sucedida é conciliar a paixão pelo seu trabalho, um pouquinho de sorte e bastante dedicação", conclui.
Conheça mais sobre tecnologia e consumo neste Carreiras. Ele vai ao ar todo sábado, às 22h. Horários alternativos: segunda feira, 22h30; quarta 21h; quinta feira, 18h; sexta feira 13h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário