domingo, 25 de julho de 2010

Programa Refrão

Soltura de balões é o tema do Refrão

O Refrão desta semana analisa a canção "Olha pro Céu", composta por Luiz Gonzaga e Peterpan, em 1951 - um grande sucesso nas festas juninas e julinas até hoje. O programa conta com a participação do "Quarteto Raízes do Sertão". Eles falam dos tempos em que soltar balões era comum durante as festas juninas, mas que hoje a prática se tornou perigosa. "Se durante o show acontecer de cair um balão próximo, interrompemos o trabalho e alertamos a platéia sobre os riscos dessa prática", garante o vocalista Rogerinho.

O "Quarteto Raízes do Sertão" foi formado há quatro anos e já conseguiu alguns troféus, como o do Festival Nacional de Ilha Grande 2009 - evento anual que acontece na Vila do Abraão, no Rio de Janeiro. Já dividiram palco com vários artistas renomados do forró pé de serra como Dominguinhos, Edson Duarte, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Trio Sabiá, entre outros.

Por se tratar de um programa sobre os perigos da soltura de balões, além dos artistas, o Refrão recebe o capitão Ramalho, da Polícia Militar Ambiental do DF, que diz "desde 1988 vem decrescendo o número de pessoas que brincam de soltar balões, porque com a criação da Lei de Crimes Ambientais, muitos já se conscientizaram que essa prática, dá cadeia". Ele ainda propõe a realização de mais campanhas educativas nesse período. "É preciso reforçar que, aliado às campanhas, deve-se aplicar as penalidades; porque só assim aqueles que insistem em soltar balões, sendo presos, vão servir de exemplo para que a prática acabe", conclui.


Confira a letra da canção:

Olha pro Céu
Luiz Gonzaga e Peterpan

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração

Nenhum comentário:

Postagens populares