sábado, 31 de julho de 2010

Programa Carreiras

Carreiras entrevista o presidente da ANPT

O Carreiras desta semana fala sobre a rotina do procurador do Trabalho que atua como presidente da Associação Nacional da entidade representativa da classe (ANPT) há três mandatos, Sebastião Vieira Caixeta.

A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho é uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os membros do Ministério Público do Trabalho de todo o país. A Instituição busca a defesa dos direitos, garantias, prerrogativas e interesses dos procuradores, e colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da Justiça e de novas leis.

Sebastião Caixeta explica algumas atribuições da ANPT. “É das suas finalidades a preservação das prerrogativas do Ministério Público, a luta por condições mínimas de trabalho, pela observância de um padrão remuneratório condigno e, aliado a isso, temos um trabalho que já é reconhecido nesses 30 anos de Associação; acompanhamento das questões políticas fundamentais do país”. Você vai conhecer neste programa dois aspectos da profissão, a atuação prática junto ao Ministério Público e político-administrativa junto à entidade.

Na Procuradoria, o trabalho exercido por ele tem o apoio do agente administrativo Geirton José Alves da Silva, há 23 anos na função. A estudante Érika Morena teve participação nesta edição do programa e tirou dúvidas sobre o auxílio do servidor. Érika conversou ainda com Sebastião Caixeta sobre detalhes da carreira.

Assim como a estudante, neste programa você vai entender mais sobre o concurso da área, dividido em cinco etapas, e como se preparar para ele. “É um concurso que requer uma preparação mesmo depois de fazer uma graduação bem feita. Depois da Emenda Constitucional nº 45, hoje é requisito também para ingresso na carreira três anos, no mínimo, de atividade jurídica”, explica Caixeta.

Atualmente acontece a décima sexta edição do concurso do Ministério Público para o cargo de Procurador do Trabalho, em que 104 vagas foram disponibilizadas. “Ele já está na fase de convocação da inscrição definitiva, apresentação de títulos e posteriormente a fase oral, última etapa antes da convocação. Os aprovados devem ser chamados agora em outubro para tomar posse” comenta.

Entre os livros indicados aos estudantes estão “Curso de Direito Processual do Trabalho” de Renato Saraiva e “Direito Constitucional e Teoria da Constituição” de J.J.Gomes Canotilho.

Você vai saber ainda como o entrevistado administra o ofício de procurador, presidente da ANPT, pai e admirador da sétima arte, com direito a dica de filmes e tudo.


Livros:

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Renato Saraiva

DIREITO CONSTITUCIONAL E TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
J.J.Gomes Canotilho.

CURSO DE DIREITO DO TRABALHO
Maurício Godinho Delgado

Nenhum comentário:

Postagens populares