domingo, 1 de agosto de 2010

Programa Refrão

Refrão discute as dificuldades da aposentadoria

A canção popular “Aboio de Vaqueiro”, uma composição do Mestre Zé do Pife, está no Refrão desta semana. Acompanhado de suas nove “Juvelinas”, alunas da Universidade de Brasília que aprenderam a tocar o pífano – instrumento tradicional do nordeste – o grupo já tem até CD, lançado em 2008: “De avô para Neto”. Mestre Zé do Pife aprendeu a tocar pífano na infância, sozinho. Ele e as Juvelinas se apresentam em festivais e eventos culturais em todo o país.

Mestre Zé do Pife já está com 57 anos e confessa sonhar com a aposentadoria, mas admite: “quero me aposentar, mas sem deixar de fazer o que gosto, que é tocar pifo”. Lindinalva de Souza, especialista em Direito Trabalhista, reforça os direitos que a aposentadoria garante, como férias e décimo terceiro salário. “Mesmo aqueles que nunca trabalharam formalmente têm direito a se aposentarem recebendo um salário mínimo, que é caso de donas de casa, camelôs e ambulantes”. As “Juvelinas”, ao contrário do Mestre Zé do Pife, não querem saber nem de aposentadoria, nem de férias! “O artista só pensa em aposentadoria muito depois de iniciada a carreira”, argumenta Iza Flor, da zabumba.

Enquanto não chega a hora de se aposentar, o grupo “Mestre Zé do Pife e as Juvelinas” segue com apresentações em todo o Brasil. Eles já fizeram show até para o presidente Lula! No repertório, a mistura de instrumentos como rabeca e pratos, com viola e violino. Durante as apresentações, agregam dança e arte circense. “Mesmo depois que eu me aposentar, as Juvelinas vão seguir tocando o que ensinei”, garante o Mestre.


Confira a letra da canção:

Aboio de Vaqueiro
(Mestre Zé do Pife e as Juvelinas)

Minhas jovens juvelinas vou publicar a vocês
É sobre a banda de pife que eu comecei com vocês
Dê oficinas de pife e ensine como eu ensinei

Minhas juvelinas prestem bem atenção
Já estou ficando velho não tô podendo mais não
Zele da banda de pife que foi minha profissão

Nenhum comentário:

Postagens populares