domingo, 1 de agosto de 2010

Programa Academia

Academia debate o serviço de inteligência

Nesta semana o programa Academia exibe um debate sobre a dissertação de Valteir Marcos de Brito, “A atividade de inteligência e o direito no combate ao crime organizado e ao terrorismo”. Um estudo apresentado ao programa de pós-graduação “stricto sensu” em Direito Internacional Econômico, da Universidade Católica de Brasília, como requisito para a obtenção do título de mestre em Direito Internacional Econômico.

De acordo com o trabalho, além de operações de busca dos conhecimentos protegidos, a atividade de inteligência desenvolve trabalhos de análise estratégica, empregando procedimentos sistemáticos, estudos e avaliações, com o objetivo de identificar e compreender as características e modos de atuação das organizações criminosas e de seus componentes.

“Para o combate ao crime organizado e ao terrorismo, o poder público necessita da ação coordenada dos diversos órgãos de inteligência federais e estaduais. O terrorismo, tal como o visualizamos, não pode ser compreendido como um ato praticado com finalidades eminentemente políticas ou religiosas. Ele melhor se explica pelo modo violento de atuação, do que por suas alegadas causas, motivações ou finalidades”, conclui Brito.

Neide Aparecida Ribeiro, mestre em Direito Penal e professora da Universidade Católica de Brasília, e o doutor em Relações Internacionais Joanisval Gonçalves são os convidados do programa, comandado pelo jornalista Rimack Souto. O Academia também destaca a bibliografia utilizada no estudo e as teses e dissertações que estão chegando ao mercado editorial. No quadro Banca Examinadora, uma conversa com Arnoldo Camanho de Assis, juiz de carreira e desembargador do Tribunal de Justiça; e o quadro Perfil apresenta um pouco da trajetória jurídica de Alfredo Buzaid.

Para participar do programa, envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Nenhum comentário:

Postagens populares