sexta-feira, 30 de julho de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça aborda o processo eletrônico no Judiciário

O Repórter Justiça desta semana vai mostrar uma novidade que será implantada a partir do dia 1º de agosto, no Supremo Tribunal Federal. Dessa data em diante, oito novas classes processuais passarão a ser protocoladas pela via eletrônica e se juntarão a outros tipos de processo que já são totalmente informatizados numa operação que teve início em 2007.

São os novos tempos no modo de viver do Poder Judiciário e do povo brasileiro. Tal como aconteceu quando a pena foi substituída pela máquina de datilografia e em seguida a própria máquina foi substituída pelos primeiros computadores, agora os advogados, ministros e juízes vão ter que se acostumar com a idéia do fim próximo do papel com a chegada do peticionamento eletrônico.

Muita gente já conhece o novo modelo, que vem sendo paulatinamente implementado em diversas instâncias do Judiciário. Por outro lado, ainda existem aqueles que forçosamente terão que se adaptar aos tempos modernos.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, vê o processo eletrônico como mais um marco na história do país. Para ele, o procedimento trará “... agilidade, celeridade, diminuição de burocracia, redução de custos, redução de pessoal, enfim é um momento novo que se passa a viver com o processo eletrônico no Brasil”, avalia.

Nenhum comentário:

Postagens populares