sábado, 14 de agosto de 2010

Programa Carreiras

Carreiras entrevista advogado da União

Neste programa você vai ficar por dentro de detalhes da carreira de advogado da União. Fomos até a Advocacia-Geral da União (AGU) descobrir os caminhos que levam ao cargo e as demais atuações do órgão.

O advogado Maurício Muriak explica de forma detalhada como a AGU é organizada. "A estrutura da Advocacia-Geral da União envolve vários órgãos. Um contencioso - chamado de Procuradoria-Geral da União (PGU) - espraiado pelo Brasil inteiro (...) onde existem Varas da Justiça Federal (...); tem um órgão de consultoria que é a CGU- Consultoria-Geral da União (...); tem a Secretaria-Geral do Contencioso, que atua basicamente perante o Supremo Tribunal Federal; tem a PGF (Procuradoria-Geral Federal), que atua perante as autarquias e fundações públicas; tem a Corregedoria, que trabalha na eficácia dos serviços prestados pela AGU e também pela verificação disciplinar das carreiras de Advogado da União e de Procurador da Fazenda Nacional. E temos a Secretaria-Geral, que faz a coordenação do apoio administrativo pessoal", explica. No programa você verá detalhes de cada uma delas.

Conhecemos o jovem advogado Eduardo Villas-Boas, de 25 anos, que há seis meses integra o quadro da AGU. Villas-Boas dá uma boa receita para quem quer desempenhar essa função. "O caminho é de estudo, dedicação e, sobretudo, de vontade de se tornar efetivamente um servidor público nas duas acepções da palavra: servidor de servir e público do que é de todos".

Aline Woo está estudando para concursos e viu a oportunidade de participar do programa como uma chance de conhecer mais as carreiras possíveis no órgão. Ouviu do entrevistado os desafios do profissional que atua como advogado da AGU. "Ele pode atuar na 1ª Instância, na Justiça Federal, em 2ª Instância, no Tribunal Regional Federal das Regiões, perante o STJ, TSE, STM, TST. Pode atuar perante o Supremo Tribunal Federal em área de contencioso, como consultivos de qualquer uma das Consultorias Jurídicas como: Meio Ambiente, Militar, Minas e Energias, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação". E o advogado vai além: "Se você for uma pessoa irrequieta pode, de tempos em tempos, alterar suas atribuições e ser demandado por novos desafios intelectuais, doutrinários e pessoais", afirma.

Muriack ocupa também um cargo de confiança na defesa judicial de interesses públicos, o de Coordenador-Geral de Assuntos Militares. "Qualquer órgão de contencioso da PGU pode ser demandado numa ação intentada que envolva o Comando do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Além da atuação de contencioso tem a de consultoria feita pelo Ministério da Defesa e a Consultoria Adjunta do Comando da Marinha, Aeronáutica e do Comando do Exército", explica.

Você vai descobrir ainda a definição do advogado Maurício Muriack para as diferenças entre os cargos de Procurador da Fazenda Nacional e Advogado da União, comumente confundidas.


Livros:

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO
José dos Santos Carvalho Filho
Editora Leumen Júris

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Celso Antônio Bandeira de Mello
Editora Malheiros

REVISTA DA AGU
Vários Colaboradores

Nenhum comentário:

Postagens populares