domingo, 8 de agosto de 2010

Programa Refrão

Programa fala sobre a preocupação com a internacionalização da Amazônia

A canção "Água Verde do Mar", composição dos músicos Naná Vasconcelos e Lui Coimbra, reforça a idéia de que os brasileiros têm o dever de preservar o meio ambiente, em especial a floresta Amazônica - alvo constante de ações do narcotráfico, queimadas, derrubadas de árvores e biopirataria. "Por isso a importância do trabalho com as crianças - através da educação elas vão ajudar na conservação de todo o verde daquela região", diz Naná Vasconcelos.

A Lei de Crimes Ambientais, de 1988, ajudou na manutenção de espécies em extinção, tanto da fauna quanto da flora. Graças a ela, normas jurídicas ganharam força de lei, trazendo a defesa de bens coletivos. "Às vezes o homem extrapola seu poder, calando a natureza e é nesse sentido que a Lei de Crimes Ambientais entra no ordenamento jurídico, processando, multando e prendendo aqueles que cometem abusos contra a natureza", diz Mamede Said, advogado de direito ambiental.

Com a Lei de Crimes Ambientais, condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente passaram a ser punidas civil, administrativa e criminalmente. Segundo o advogado Mamede Said, esta é a principal inovação da lei. "Constatada a degradação ambiental, o poluidor, além de ser obrigado a promover a sua recuperação, responde com o pagamento de multas pecuniárias e com processos criminais".


Confira a letra da canção:

Água Verde do Mar
(Naná Vasconcelos e Lui Coimbra)

Nas águas verdes do mar
Tem um paquete bonito
Nas águas verdes do mar
Tem um paquete bonito
Quando o farol deu sinal
Eu avistei Porto Rico
Quando o farol deu sinal
Eu avistei Porto Rico
Tem um paquete bonito no mar

Nenhum comentário:

Postagens populares