sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça disseca o pleito eleitoral de outubro

No Repórter Justiça desta semana, a maior eleição geral que se realizará no Brasil será plena de novidades, algumas delas introduzidas pelo esforço e pela vontade coletiva da sociedade civil.

Pela primeira vez o eleitor vai poder escolher o presidente da República mesmo não estando no seu domicílio eleitoral; na hora de votar o processo de identificação do eleitor também mudou, agora além do título eleitoral é preciso apresentar um documento oficial com a foto.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, serão 135 milhões de eleitores em condições de exercer a cidadania, quase dez milhões a mais do que em 2006, quando ocorreu o último processo eleitoral majoritário.

Tendo a informação como a maior arma para o eleitor se decidir na hora de votar, esse ano um novo aliado ampliou o debate político no país: o projeto ficha limpa. Nascido da mobilização popular, ele está ajudando a divulgar as candidaturas de quem tem ou já teve problemas com a Justiça.

Para a juíza eleitoral Vanessa Trevisan, "a participação do eleitor é fundamental, até para que a justiça tenha o acompanhamento do andamento da campanha", afirma.

Nenhum comentário:

Postagens populares