Repórter Justiça debate o tabagismo
O Repórter Justiça desta semana mostra a dimensão profunda dos problemas causados pelo tabagismo.
O Repórter Justiça desta semana mostra a dimensão profunda dos problemas causados pelo tabagismo.
O cigarro é considerado o maior problema de saúde pública mundial. Ele é o responsável pela morte de aproximadamente 625 mil pessoas por ano só nas Américas. Nos hospitais públicos brasileiros, 70% dos pacientes internados têm alguma doença relacionada ao tabagismo.
Há onze anos os estados membros das Nações Unidas assinaram o primeiro tratado internacional sobre saúde pública. Intitulada como "Convenção Quadro para o Controle do Tabaco", ela tem ajudado a evitar a expansão do consumo de cigarros e a reduzir os danos provocados pelo vício à saúde das populações por meio de leis e de campanhas de esclarecimento.
As leis de combate ao hábito de fumar no Brasil estão cada vez mais rigorosas, reforçadas por campanhas cada vez mais freqüentes de conscientização dos danos e males causados pelo vício do fumo. Exemplo são as contrapropagandas exibidas nos próprios maços de cigarros.
Para a psicóloga Karla Martins, "as pessoas geralmente sabem que o cigarro faz mal, mas poucos têm a noção, a dimensão do quanto ele faz mal", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário