sábado, 30 de outubro de 2010

Programa Carreiras

Segurança Pública é tema do Carreiras

A segurança pública é o meio pelo qual o Estado busca garantir a paz social, o respeito à vida, a liberdade e a proteção do patrimônio. É um conjunto de ações que complementa outras políticas sociais como educação, saúde e igualdade; com poder de restringir, controlar e reprimir a violência dentro da sociedade. Segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos.

A polícia, principal responsável pela execução da segurança pública, deve estar apoiada em estratégias traçadas por diversos entes. Os advogados estão entre os que ajudam a estabelecer a segurança. “Não só nós advogados, mas os sociólogos, os psicólogos, os psiquiatras, os estatísticos. Todos formam um grupo de pessoas que trabalha para melhorar a segurança pública.” Palavras do advogado Paulo Castelo Branco, experiente profissional que chegou a assumir a cadeira de Secretário de Segurança do Distrito Federal em 1999. Ele é o entrevistado do programa Carreiras.

O programa fala, ainda, sobre os desafios enfrentados para que a proteção social seja garantida, seja pelos policiais que enfrentam a criminalidade, seja pelo estados que precisam planejar e sustentar políticas de segurança. Falamos sobre projetos sociais, sistema carcerário, ressocialização de presos e vontade política.

Paulo Castelo Branco também é escritor e um de seus livros foi reeditado em virtude dos 50 anos de Brasília e distribuídos às escolas da rede pública. Chama-se “Brasília 2030, a reconstrução”. Três obras literárias são indicadas nesta edição, para que os interessados conheçam os tema de diferentes óticas.

A estudante Fernanda Gogoy participou do Carreiras e fez, pessoalmente, as perguntas que elaborou para o advogado. Outros estudantes participam do programa com perguntas relacionadas à participação das mulheres na área de segurança pública, concursos e especializações.

O programa Carreiras vai ao ar todo sábado, às 22h10. Horários alternativos: quarta, 21h10 e quinta, 18h.

Publicado na TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/index.php

Nenhum comentário:

Postagens populares