segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Direito sem Fronteiras

Cooperação policial: o trabalho da Interpol

Uma pessoa comete um crime em um país e foge para outro. Devido ao grande número de casos desse tipo, em 1923 alguns países se uniram e criaram a Organização Internacional de Polícia Criminal, mais conhecida como Interpol. No programa Direito sem Fronteiras desta semana, você vai saber como funciona e qual é a composição desse instrumento de combate a diferentes crimes.

O delegado da Polícia Federal Luiz Eduardo Navajas explica como funciona a organização. “Basta haver possibilidade de realização de uma diligência investigativa ou de busca no território de outro país. Como as polícias têm competência limitada ao território de seu país e não podem avançar no território de outro, a solução é a Interpol”. De acordo com o delegado, para respeitar a soberania dos países, cada membro da organização possui, dentro de sua força policial, integrantes destinados a atender os casos ligados à Interpol.

O programa conta também com a participação do doutor em Direito Internacional Antenor Madruga. Ele destaca a importância do trabalho desenvolvido entre as polícias. “É difícil imaginar o combate ao crime sem cooperação internacional. A Interpol teve um papel relevante quando foi criada, mas hoje é essencial”.

Quer saber mais sobre o tema? Então não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares