sábado, 25 de janeiro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Cosméticos naturais, moda, vaidade ou alternativa pelo bem-estar

A vaidade e a saúde do brasileiro estão em debate esta semana no programa Meio Ambiente por Inteiro. O programa discute o crescente uso de produtos cosméticos identificados como naturais ou orgânicos que vem conquistando a preferência de mulheres e homens no Brasil e também no mundo. Mas, essa indústria não está totalmente regulamentada. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, ainda não existem regras e legislação necessárias para determinar o que é um cosmético orgânico ou natural. Um problema mundial.

O interesse por produtos naturais ou terapias alternativas para cuidar da saúde e bem-estar têm fomentado iniciativas de negócios, serviços e produtos. Empresas de cosméticos, spas com tratamentos alternativos, pequenos produtores e artesãos dividem um mercado em franca expansão.

Além da preocupação estética, existe atualmente uma tendência de consumo de produtos ecologicamente corretos - que não prejudiquem o meio ambiente -, como destaca Christian Klein, doutor em Relações Internacionais que fez um estudo sobre a cadeia produtiva e os interesses econômicos nesse tipo de produção. “Quando se fala em sustentabilidade, todo mundo acha bonito. Quando se fala em proteger o meio ambiente, todo mundo acha louvável, mas ninguém quer pagar por isso”, afirma Klein.

Você vai ver ainda que, enquanto os brasileiros se preocupam em buscar alternativas para valorizar beleza ou saúde, empresas de todo o mundo buscam no Brasil, especialmente na Amazônia, essências, extratos e princípios ativos para fabricar novos cosméticos, naturais ou não. Esses produtos geram lucro para as multinacionais que fabricam os cosméticos. Esse ganho não beneficia os nativos da região, estabelecendo um paradoxo entre a produção de riqueza e a pobreza das populações.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares