sábado, 25 de janeiro de 2014

Repórter Justiça

Distrito Federal tem a segunda maior favela do Brasil

O Repórter Justiça desta semana faz uma incursão por aquela que foi classificada pelo IBGE como a segunda maior favela do Brasil. A Sol Nascente abrange duas comunidades na periferia de Brasília. Em três anos, a região ganhou 24 mil novos moradores. A área é ocupada, principalmente, por migrantes nortistas e nordestinos. Levantamento recente sobre a favela mostra que 94% de suas habitações não têm sistema de esgoto. Por outro lado, metade dos domicílios tem um veículo na garagem.

A área não é legalizada e os moradores sofrem duplamente: além da falta de infraestrutura, eles vivem sob a ameaça constante da derrubada de casas pela fiscalização do Governo do Distrito Federal. É a tentativa do poder público de coibir o crescimento desordenado.

A maior parte das ruas de Sol Nascente é de terra batida. A coleta de lixo existe, mas, segundo os moradores, não funciona. Eles também reivindicam creche, hospital, escola e, principalmente, policiamento ostensivo. Na favela, a população afirma que tem até “toque de recolher” a partir de 21h, imposto por traficantes de drogas. “Depois das nove, eu encosto as grades. Se for conhecido, entra; se não for, atendo pela grade. Procuro evitar ao máximo, né, pra não ter problema”, afirma uma comerciante que não quis se identificar.

O Repórter Justiça mostra ainda o que pessoas muitos especiais da comunidade fazem para afastar os jovens do mundo do crime; e os projetos sociais voltados para os mais carentes. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares