sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Iluminuras

Dos gibis e fotonovelas para as poesias, crônicas e romances

Ele é funcionário público, advogado, formado em Ciências Econômicas e ainda é escritor. Seu interesse pela leitura começou com os gibis e depois vieram as fotonovelas, que lia escondido de suas irmãs. Nas aulas de redação no colégio descobriu o dom da escrita. Seu caminho literário começou cedo. Aos dez anos, já escrevia suas primeiras poesias. No primeiro bloco do Iluminuras desta semana, o entrevistado é o escritor Astrogildo Miag.

Baiano da velha Remanso, cidadezinha que desapareceu com a Barragem de Sobradinho, Astrogildo Miag saiu do interior da Bahia e foi para Petrolina, em Pernambuco, terminar os estudos. Em 2001, mudou-se para Brasília e ocupa a cadeira 27 da Academia de Letras de Taguatinga. O autor usa uma doçura persuasiva para atrair o leitor. “Em minhas obras sou um pouco autobiográfico, até porque o escritor de ficção não cria suas histórias do nada. Na realidade, ele recria. Neste processo de inspiração, acaba emprestando as experiências próprias de vida para cada uma de suas personagens”, detalha.

No segundo bloco, o Iluminuras recebe o advogado Marco Aurélio de Castro Júnior. Ele destaca que o interesse pela leitura surgiu cedo, por incentivo dos pais. O primeiro livro cientifico que leu foi a “Origem das Espécies”, de Charles Darwin, quando tinha entre oito e nove anos. O advogado conta que sempre recebeu muitos livros de presente, quase todos livros sobre animais e o interesse surgiu a partir dessa leitura. “Nesse período fiquei fascinado com as ideias de Darwin. Recomendo que todos leiam, porque é uma obra importantíssima para o estudo da humanidade”, diz.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares