sábado, 14 de fevereiro de 2015

Repórter Justiça

Os direitos dos animais silvestres e exóticos

O Repórter Justiça desta semana mostra que os animais têm direitos. Não só os domésticos ou de estimação; animais silvestres - os selvagens que vivem na natureza, ou exóticos, aqueles naturais de outros países - também devem ser respeitados e cuidados. E existem leis específicas que os protegem.

O programa mostra que em 1978 foi proclamada pela Unesco, em Bruxelas, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O foco do documento é o cuidado e a proteção que deve ser dada aos bichos. Além do documento, cada país tem legislação própria sobre o assunto. No Brasil, uma lei ambiental estabelece proibições e regras de criação e comercialização.

Alguns animais podem ser criados em cativeiro com autorização do Ibama, que tem criadores credenciados e autorizados a comercializar alguns animais silvestres. O controle e o monitoramento dos bichos são feitos com microchips do tamanho de um grão de arroz implantados, por exemplo, sob a pele de serpentes como a jiboia amazônica. No caso das aves, são colocadas anilhas nas pernas contendo informações sobre origem e idade. “No caso do animal exótico é obrigatório que já venha cadastrado de outro país: microchipado, tatuado na orelha e com certificação de origem, caso contrário não entra no Brasil”, diz o veterinário especialista em animais silvestres e exóticos Rodrigo Rabello”.

Tudo isso e muito mais está no Repórter Justiça.


Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares