quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Programa Iluminuras

Advogado lança livro sobre o Tribunal do Júri


No programa desta semana você vai conhecer uma obra rara que encontramos na biblioteca do Supremo Tribunal Federal. O livro "O estado de sítio - sua natureza, seus efeitos, seus limites", de Ruy Barbosa, foi publicado pela Companhia Impressora -Capital Federal, em 1892. Na obra, o advogado Ruy Barbosa manifesta sua crítica veemente à arbitrariedade do estado de sítio, com uma minuciosa análise onde se abaliza a fronteira entre a questão política e a questão judicial.

O quadro Encontro com Autor apresenta uma conversa com o advogado criminalista Romualdo Sanches Calvo Filho, professor e presidente da Academia Paulista de Direito Criminal. Ele fala sobre o livro "Manual Prático do Júri", lançado recentemente. Romualdo é o primeiro advogado criminalista a escrever sobre o Tribunal do Júri. Ele explica que: "... esse livro foi lançado agora em 2009, para levar ao conhecimento dos advogados que desejam atuar no Tribunal do Júri, o seu principal funcionamento, como funciona a instituição do júri e também levar ao conhecimento da população leiga como é que funciona essa mais que secular instituição do júri".

O Iluminuras mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Direito Constitucional Avançado", de Luciano Dalvi, da Editora LTR; "Crimes de Trânsito", de Damásio de Jesus, da Editora Saraiva e "Constituição Federal Comentada e Legislação Constitucional", de Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery, da Editora Revista dos Tribunais.

E no quadro Ex-Libris você fica sabendo quais são os livros preferidos de Renata Malta Vilas-Bôas, advogada e professora de Direito. Ela recebeu a equipe do Iluminuras para um passeio por sua biblioteca particular. Renata é mestre pela Universidade Federal de Pernambuco. Ela também é pianista, escritora e tem paixão pela leitura.


Nenhum comentário:

Postagens populares