sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Repórter Justiça

Repórter Justiça analisa a efetividade das penas alternativas

A vida em sociedade está plena de regulamentos e normas que disciplinam a convivência entre os seres humanos. O aparato legal define e determina o que se pode, o que não se pode e também quais as sanções para as transgressões às normas que porventura venham a ocorrer.

Quando alguém ouve falar em crime, imediatamente faz associação com punição em regime fechado e a única dúvida é sobre o tamanho da pena a ser cumprida. No entanto, o que a maioria das pessoas desconhece é que existe muito mais gente hoje no Brasil cumprindo pena do lado de fora das instituições correcionais, do que dentro das mesmas. O modelo clássico de justiça penal está cedendo espaço para aplicação de penas alternativas, assunto desta semana do Repórter Justiça.

Você vai conhecer a história de quem foi condenado a cumprir penas alternativas, o aprendizado dessas pessoas, o que acham as famílias das vítimas e a opinião de especialistas. Segundo o juiz Nelson Ferreira Junior, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, "... se você estabelece a prestação de serviço ao autor do delito, existe o efeito pedagógico de punição. Quer dizer que a pessoa sente que aquilo ali gerou efeito em cima de quem praticou o delito."



Nenhum comentário:

Postagens populares