domingo, 1 de novembro de 2009

Programa Refrão

Refrão recebe o grupo Amaranto

O Refrão desta semana recebe as irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz. Unidas pela amizade, cumplicidade e um enorme talento musical, elas formaram, em 2000, o grupo Amaranto, que mistura voz, violão, percussão e instrumentos de sopro. De lá para cá, já gravaram quatro CDs. O último, "Três Pontes", gravado em 2006, é dedicado às crianças. No programa desta semana elas cantam a música "Casa Aberta", de Flávio Henrique e Chico Amaral. A canção fala da festa dos congadeiros que reverenciam com danças e batuques Nossa Senhora do Rosário. O candombe é uma manifestação cultural e religiosa do Brasil Colônia, de origem africana, que vem sobrevivendo ao tempo em algumas regiões do Brasil. Nele os antepassados, as almas dos escravos e os ancestrais mais distantes são lembrados e reverenciados.


As irmãs nasceram em Minas Gerais, um dos estados brasileiros onde esse tipo de cultura religiosa ainda é bastante presente, especialmente na Serra do Cipó. Conhecedoras do candombe, elas falam sobre a necessidade de investimentos do Governo para ajudar a preservar essas manifestações, sem prejudicar a identidade da tradição. "O Governo poderia participar com mais efetividade, com leis de incentivo. Essa seria uma forma de manter a comunidade", reivindica Flávia.


Por outro lado, as irmãs do grupo Amaranto se preocupam com o fato de viabilizar investimentos destinados ao candombe, com o propósito de fazer da festa do Rosário uma atração turística. "Quando se institucionaliza, corre-se o risco do congelamento. Até que ponto o Governo deve interferir? Será que não seria o caso dele ficar apenas como observador para checar se as coisas estão realmente acontecendo?" questiona Flávia.


O Refrão conta também com a participação do historiador Marcos Magalhães.


Nenhum comentário:

Postagens populares