terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Programa Academia

Academia debate circunstâncias judiciais na individualização da pena

O programa Academia debate, nesta semana, os "Aspectos relevantes das circunstâncias judiciais na individualização da pena". Tema da dissertação de Antonio Sergio Cordeiro Piedade, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC de São Paulo. Segundo o estudo, o artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal, determina que todos os julgamentos dos órgãos do poder Judiciário sejam públicos, e que sejam fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade."Mas no contexto forense atual o que predomina é a cultura do mínimo legal, no que diz respeito a julgamentos. Muitos julgadores não fazem uma análise, caso a caso, para aplicar à pena-base. Mas, é imperioso que o indivíduo tenha as garantias inerentes a um Estado Democrático de Direito", explica Antonio Sergio.

O professor Arnaldo Godoy, doutor em Filosofia, e o juiz em Direito João Batista Teixeira são os debatedores do assunto.

O Academia também destaca a bibliografia da dissertação, e traz dicas de mestres e doutores para os estudantes. O quadro Teses atualiza a lista das novidades acadêmicas que ganharam o mercado editorial, e no quadro Perfil, conheça um pouco da vida do renomado jurista brasileiro Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF.

Nenhum comentário:

Postagens populares