quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Programa Fórum

Programa Fórum aborda a eficácia da conciliação nas corporações

Os advogados Marco Antonio Scalamandré e Pedro Henrique Borghi debatem no programa "Fórum" a importância da conciliação para as grandes empresas. Esse método extrajudicial de resolução de conflitos, inicialmente idealizado para pequenas causas, é utilizado cada vez mais por bancos e corporações. Borghi explica que “quanto maior for a velocidade para resolver os problemas de forma justa, melhor”. E diz que a conciliação “é capaz de, em algumas semanas, reduzir o passivo da empresa em trinta, cinquenta por cento”.

Scalamandré afirma que durante o processo de conciliação, “empresas abriram mão de até setenta por cento do passivo para chegar a um acordo”. E diz que “para os cofres do governo é melhor receber dez por cento de alguma coisa do que cem por cento, porque há créditos podres com chance zero de recebimento”.

Para Marco Antonio Scalamandré, a conciliação é tão necessária para as grandes empresas porque “a estrutura do Judiciário não está preparada para receber processos que precisam ser julgados com rapidez, sob pena de perda de dinheiro e mais prejuízos”. E é por isso que, cada vez mais, as corporações implementam núcleos de conciliação.

Os dois advogados dizem que ainda há uma certa resistência a esse método extrajudicial de resolução de conflitos e que “falta alguma forma de centralização da Justiça para que não tenhamos que nos deslocar para vários lugares”. Mas destacam que algumas comarcas já treinam pessoal para trabalhar com a conciliação.

O programa "Fórum", da TV Justiça, tem um canal direto com você. Participe! Encaminhe um e-mail para forum@stf.jus.br.

A estreia foi na últma sexta-feira, às 20h30, com reprises no sábado, às 18h30, e segunda-feira, às 21h.


Nenhum comentário:

Postagens populares