segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Programa Carreiras

Conheça as atividades de um procurador municipal

O Carreiras desta semana trata da profissão de procurador do município. Quem conversa com a gente é o procurador Cristiano Reis Guiliani. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele atua pela Procuradoria de Belo Horizonte, nas ações que chegam aos tribunais superiores, em Brasília. "Nós temos atribuições no plano administrativo de assessoramento dos órgãos internos da prefeitura, e também na área de defesa dos processos judiciais, que tramitam em todas as instâncias, desde o primeiro grau até os tribunais superiores. Trabalhamos com as demandas tanto de quem aciona o município na justiça, ou de quem o município aciona na justiça", explica.

O programa tem a participação também do estudante de Direito Igor Barbosa. Ele ficou bastante interessado nesta carreira. "Gostei muito da atuação e vou estudar bastante para chegar a ser um procurador municipal um dia", diz. E para chegar a essa decisão, Igor ouviu tanto as explicações de Cristiano sobre a profissão, quanto às respostas às dúvidas de outros estudantes sobre a atuação no cargo, como por exemplo, se o procurador tem autonomia para atuar, ou qual o perfil desse profissional, e ainda se essa profissão exige dedicação exclusiva. "Um dos grandes atrativos dessa carreira é a possibilidade de conciliar a advocacia pública com a advocacia privada. O procurador municipal pode dedicar-se à defesa de clientes na esfera privada sem nenhum problema", argumenta Cristiano em resposta a um dos alunos.

Mas o procurador alerta que, para se dar bem nessa área, é preciso estudar muito. Ele indica alguns livros ligados ao Direito Constitucional, Direito Administrativo e a área de licitações. No entanto, Cristiano afirma que assim como toda profissão, é preciso um momento de lazer para recuperar as forças. Por isso o que ele mais gosta de fazer nas horas vagas é viajar. "Adoro visitar lugares, conhecer a cultura daquele lugar, as peculiaridades, conhecer o Brasil, conhecer o mundo, as culturas do mundo, e é essa convivência que é muito interessante", afirma.



Publicações indicadas nesta semana:

- CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Gilmar Mendes
Inocêncio Coelho
Paulo Branco
Editora Saraiva

- DIREITO ADMINISTRATIVO
Maria Sylvia Zanella Di Pietro
Editora Atlas

- MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO
José dos Santos Carvalho Filho
Lúmen Júris Editora

- COMENTÁRIOS À LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Marçal Justen Filho
Editora Dialética

Nenhum comentário:

Postagens populares