quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cortes Supremas

Cortes Supremas mostra as prioridades dos judiciários para 2010

No programa Cortes Supremas desta semana você vai ver que, com a abertura do ano judiciário, todas as instâncias da Justiça na América do Sul retomam suas atividades e estabelecem prioridades para 2010. No Brasil, o Tribunal Superior do Trabalho determinou uma medida alternativa para compensar a perda financeira sofrida por um funcionário da Petrobrás, que deixou de cumprir horas extras por motivos de saúde. Já na Argentina, a Corte Suprema deve capacitar cerca de 550 pessoas, entre magistrados, funcionários e terceirizados.

O programa também mostra que, na Bolívia, a Corte Suprema emitiu uma ordem de detenção contra o ex-candidato à presidência Manfred Reyes Villa. Opositor ao presidente Evo Morales, Villa não se apresentou para depor no julgamento do caso conhecido como Outubro Negro. Na Colômbia, mais de 30 militares envolvidos em crimes de falsos positivos foram libertados por falta de julgamento. Já no Chile, a Corte Suprema condenou uma empresa hidroelétrica a pagar indenização a um fazendeiro por perdas devido á inundação das terras do agricultor.

Você vai ver ainda que ser jornalista na América Latina pode ser uma atividade de alto risco. De acordo com estudo da Sociedade Interamericana de Imprensa, quem exerce a profissão está sujeito a experimentar censura, sequestros e assassinatos. Em entrevista ao programa, o relator especial das Nações Unidas sobre liberdade de opinião e expressão, Frank William de la Rue, explica os motivos dessa violência e ressalta a importância do Estado em garantir proteção aos jornalistas na região. "Nós insistimos que na América Latina, todos os Estados, principalmente aqueles onde há um maior risco como o México, Colômbia e em outros como Guatemala, Honduras, devem criar nestes países algum mecanismo concreto de proteção aos jornalistas", alerta.


Nenhum comentário:

Postagens populares