segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Programa Carreiras

Carreiras destaca o Direito Constitucional

O programa Carreiras desta semana destaca uma das áreas de maior atuação de um advogado: o Direito Constitucional. A jornalista Noêmia Colonna conversa com o advogado Aristides Junqueira, que já foi Procurador-Geral da República três vezes - o que lhe deu experiência de sobra para atuar nos tribunais superiores, especialmente no Supremo Tribunal Federal, defendendo as questões constitucionais. "Eu diria que você pode ser especialista em qualquer outro ramo do Direito, mas o fundamento está no Direito Constitucional", explica Junqueira.

O Carreiras conta ainda com a participação da estudante de Direito Natália Oliveira, que aproveita a oportunidade para tirar dúvidas sobre o ramo. Uma delas é saber se compensa financeiramente ser um especialista em Direito Constitucional. "É sempre muito bom se especializar nesse ramo, porque ainda que você queira tratar de um assunto que não seja especificamente constitucional, no fundo, a origem daquela questão vai esbarrar na Constituição. E sendo especialista nessa área, você vai proporcionar para o seu cliente muito mais segurança naquele assunto", avalia o advogado.

Aristides Junqueira dá ainda algumas dicas de livros para quem quer se tornar um craque no ramo. Entre as obras de destaque estão Hermenêutica e Aplicação do Direito, de Carlos Maximiliano, e o Curso de Direito Constitucional Positivo, de José Afonso da Silva.


Livros indicados no programa:

HERMENÊUTICA E APLICAÇÃO DO DIREITO
Carlos Maximiliano
Ed. Forense

CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO
José Afonso da Silva
Ed. Malheiros Editores

CONSTITUIÇÃO DO BRASIL INTERPRETADA E LEGISLAÇÃO CONSTITUICIONAL
Alexandre de Moraes
Ed. Atlas

CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Gilmar Ferreira Mendes
Inocêncio Mártires Coelho
Paulo Gustavo Gonet Branco
Ed. Saraiva

Nenhum comentário:

Postagens populares