quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor sobre a escravidão no Brasil

No programa desta semana, você vai conhecer uma obra rara chamada "A revisão dos processos penais segundo a doutrina, a jurisprudência e a legislação comparada", escrita por João Vieira de Araujo e publicada em 1899. Esta raridade foi encontrada na Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça. O autor se formou em 1844 na Faculdade de Direito do Recife. Penalista de destaque na época do Império e da República, pertenceu à Escola do Recife, na sua fase jurídica. Ele se especializou em Direito Criminal, seguindo a orientação de Lombroso, Ferri e Garofalo, sendo reconhecido por Viveiros de Castro como o legítimo pioneiro na Escola Positiva de Direito Penal no país.

No quadro Encontro com Autor, a conversa é com o advogado trabalhista e mestre em Direito do Trabalho, Nelson Câmara. Ele vem ao programa falar sobre seu livro "Escravidão Nunca Mais". "Eu me aprofundei na pesquisa de um negro extraordinário chamado Luiz Gama, que foi vendido em São Paulo, menino, como escravo, oriundo de Salvador, na Bahia. E a saga desse menino, Luiz Gama, foi extraordinária para a história do Brasil e, diria que ele, analfabeto e por uma sorte do destino, a partir dos dezessete anos conheceu o filho do seu senhor que se preparava para a magistratura no estado de São Paulo e que lhe transmitiu grande cultura jurídica, humanística e etc.", conta o autor.

O quadro Ex-Libris mostra um passeio pela biblioteca pessoal do advogado Piquet Carneiro. A leitura sempre esteve presente na vida deste advogado, que atua na área de Administração e em processos junto ao CADE. O pai e o padrinho foram os que introduziram os livros na vida dele. E o programa apresenta ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Responsabiliade Civil e Proteção ao Meio Ambiente", de Luciana Stocco Betiol, da Editora Saraiva; "Processo Tributário" de Hugo de Brito Machado Segundo, da Editora Atlas; e "Manual de Direito Penal", de Guilherme de Souza Nucci, da Editora Revista dos Tribunais.

Nenhum comentário:

Postagens populares