domingo, 21 de fevereiro de 2010

Programa Refrão

Refrão recebe os compositores Jorge Mautner e Nelson Jacobina

O Refrão desta semana recebe Jorge Mautner, cantor e compositor e Nelson Jacobina, compositor que estréia como cantor na música "O executivo-executor". Criada em 2006, a música surgiu de uma conversa entre Mautner e Jacobina sobre a relação entre economia, aumento da população e a presença de máquinas no lugar do homem. A canção parecia prever o que estava por vir no final de 2008 até meados do ano seguinte: a crise econômica mundial. A letra fala justamente de um executivo que tem que fazer o papel de executor. E para cortar gastos, dispensa os funcionários.

Jacobina lembra que a inspiração para música veio de uma onda de demissões que assolava o país naquele momento: "Na época, estava na moda aquele negócio de demitir, enxugar". Mautner e Jacobina acreditam que a música se encaixa tão bem em tempos atuais porque a crise financeira global já era algo previsível: "A gente se dedica muito à análise política e filosófica dos fatos. E isso realmente já era uma previsão da bolha", diz Mautner.

O programa recebe ainda o advogado trabalhista Marthius Sávio, que explica a diferença entre um calote e o estelionato. Ele ainda explica quais são os direitos do trabalhador em casos de demissão.

Nenhum comentário:

Postagens populares