segunda-feira, 22 de março de 2010

Canal PontoJus

TV Justiça inaugura o PontoJus

Talvez você tenha um empregado e não conheça bem os direitos dele. Ou talvez você tenha um patrão, e não saiba exatamente quais são os direitos que ele tem sobre você ou seu trabalho. Seja de um lado, seja de outro, o fato é que há regras que precisam ser respeitadas e cumpridas por todos, desde o nascimento até a morte. Em alguns casos, até depois...

Mas, muito mais do que simples regras, vivemos em um mundo onde há o Direito. E por trás dele, ou melhor, em todo ele, não estão apenas as leis. Há filosofia. Há conceito. Há teoria. Há um mundo rico, complexo e indispensável a qualquer cidadão.

É por isso que o STF inaugura esta semana mais um canal de comunicação com a sociedade. Desta vez, mais do que informar, do que demonstrar a transparência na última instância brasileira o objetivo é educar para o Direito.

Está nascendo o canal PontoJus, uma espécie de braço da TV Justiça, que levará aos telespectadores uma programação voltada à educação jurídica, inteiramente formada por programas educativos. Serão três blocos diários com oito horas de conteúdo, que se repetirão três vezes ao longo do dia. No dia seguinte, o próximo "capítulo".

Apesar de não exibir aulas expositivas, todos os programas abordarão, de forma didática, o mesmo tema durante a semana, seguindo uma sequência lógica.

De acordo com o secretário de Comunicação Social do STF, Renato Parente, "será seguida uma lógica, conteúdos com começo, meio e fim, sem, entretanto, a pretensão de ser um curso regular".

O secretário explica que, na segunda-feira, por exemplo, todos os programas podem abordar temas indrodutórios de Direito Civil, e que o assunto vai se aprofundando, até que na sexta-feira fale-se de um ponto específico desse ramo do Direito.

A PontoJus estreia com 2.000 horas de conteúdo, com programas como o Saber Direito, o Apostila e o Prova Final, já exibidos normalmente pela TV Justiça e disponível no YouTube. A diferença é que agora também poderão ser vistos organizados de forma didática.

Tudo isso é possível graças à tecnologia da TV Digital, que permite a multiprogramação.

Como assim?

Cada canal digital pode ser dividido em faixas, os "subcanais" onde podem ser exibidas outras programações. Imagine uma rodovia que é duplicada, triplicada...

A PontoJus vai ocupar uma dessas faixas da TV Justiça, que já está em canal digital em Brasília e em São Paulo. Tecnicamente, a PontoJus não será uma TV, mas um programador, pois pode exibir apenas programas, sem a exigência legal de atender percentuais com entretenimento, jornalismo etc.

Para sintonizar o canal, o telespectador precisará de um televisor digital ou de um conversor - setup Box, para a decodificação do sinal que é gerado pela antena do STF.

Na tela chegarão, dentre tantos assuntos, princípios do Direito do trabalho, contrato de trabalho e CTPS, duração do trabalho, remuneração x salário e adicionais, férias, aviso prévio e rescisão contratual.

O que é do empregado e o que é do patrão? PontoJus.



COMO SINTONIZAR

Para sintonizar, é necessário que o telespectador configure o receptor digital (Set Top Box) ou conversor.

Cada aparelho integrado a um televisor identificará, conforme a configuração, o número do canal da TV Justiça.

Por exemplo, há receptores que, após selecionar a varredura automática dos canais, identificam o canal 52 Digital (TV Justiça) em Brasília/DF como canal 53-1 e o canal TV Justiça PontoJus como 53-2.

Em São Paulo/SP, após o mesmo procedimento de varredura automática dos canais, há receptores que identificam como canal 64-1 (TV Justiça) e canal 64-2 (TV Justiça - PontoJus).

CONTEÚDO EDUCACIONAL

Ponto Jus é o canal que inaugura o sistema de multiprogramação da TV Justiça. Integralmente dedicado à educação jurídica, exibe episódios educativos transmitidos pela emissora, como o Saber Direito, o Caderno D e o Prova Final, com importantes temas das mais diversas áreas do Direito.

O QUE É MULTIPROGRAMAÇÃO?

É um recurso da nova tecnologia de transmissão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T), que diferentemente das transmissões analógicas convencionais de televisão (em que o mesmo espaço de 6 MHz comporta apenas uma única programação), poderá suportar diversas transmissões digitais simultâneas.

PROGRAMAÇÃO

O canal Ponto Jus exibe uma programação selecionada, que permite ao telespectador acompanhar o melhor da educação jurídica, em horários diferenciados. A sequência dos programas, organizada por temas, é reprisada três vezes durante o dia, para sua maior conveniência:

Faixa Inédita: 6h – 12h
Reapresentação: 12h – 18; 18h – 0h; 0h-6h.

COMO SINTONIZAR O PONTO JUS

O sinal do canal “Ponto Jus” da TV Justiça, gerado pelo Supremo Tribunal Federal em Brasília-DF, poderá ser sintonizado por meio dos canais digitais: UHF 52 em Brasília-DF e UHF 64 em São Paulo-SP. Para sintonizar, é necessário que o telespectador configure o seu receptor digital (Set Top Box) ou conversor. Cada aparelho integrado a um televisor identificará, conforme sua configuração, o número do canal da TV Justiça. Por exemplo, há receptores que, após selecionar a varredura automática dos canais, identificam o canal 52 Digital (TV Justiça) em Brasília/DF como canal 53-1, com o canal TV Justiça Ponto Jus identificado como 53-2. Em São Paulo/SP, após o mesmo procedimento de varredura automática dos canais, há receptores que identificam como canal 64-1 (TV Justiça) e canal 64-2 (TV Justiça - Ponto Jus). Além destes meios, a operação em multiprogramação da TV Justiça poderá ser sintonizada em todo o Brasil por parabólicas digitais por meio do satélite Star One C2, conforme os seguintes parâmetros:

Satélite: Brasilsat C2
Freqüência de recepção: 3.673,50 MHz;
Polarização: Vertical;
Taxa de informação: 9215,00 Kbps;
FEC: ¾;
PIDs;
Vídeo: 0289;
Áudio: 0290;
PCR: 0289;
PIDs;
Áudio (Rádio Justiça): 0350;

PDIs do segundo canal da TV Justiça (Ponto Jus):
Vídeo: 0489;
Áudio: 0490;
PCR: 0489

Nenhum comentário:

Postagens populares