sexta-feira, 26 de março de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça analisa os procedimentos legais pós-morte

A caminhada natural do ser humano sobre a terra tem um ciclo previamente traçado: nascer, crescer e morrer são estágios particulares e imutáveis da passagem que cada qual cumpre em seu tempo. No Repórter Justiça de hoje, um destes momentos específicos é abordado sob a ótica dos registros e exigências legais necessários desde o momento da declaração do óbito: são os documentos do após morte.

Você conhecerá o papel do Instituto de Medicina Legal, qual o destino dos corpos não identificados ou dos que não são retirados do IML e ainda, como são feitas as doações de cadáveres para faculdades de Medicina. Saberá também quais são os procedimentos legais e obrigatórios para receber uma herança e para deixar um testamento.

A burocracia, e as dificuldades impostas às famílias na hora em que alguém próximo morre são descritas pela motorista de transporte escolar Maria Veronildes Sabóia: "demorou mais de três meses para eles passarem o imposto para a gente pagar. Tinha que ser uma coisa mais rápida, eles colocam muitas dificuldades".

Nenhum comentário:

Postagens populares