sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Repórter Justiça

Justiça Itinerante em destaque no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana mostra a importância e a eficácia no acesso à justiça, representados pelos fóruns móveis, conhecidos também como Justiça Itinerante.

Sinônimo de eficiência e cidadania, a Justiça Itinerante pode estar num ônibus ou num barco, como acontece na região amazônica, porém o mais importante não é o meio de transporte e sim o fato de que o Fórum torna-se móvel e, ao reduzir distâncias, leva toda a infraestrutura jurídica para localidades carentes da atenção do Estado.

A Justiça Itinerante já responde atualmente por mais da metade dos processos em tramitação no Distrito Federal. Com o deslocamento do magistrado para as localidades habitadas por população carente e sem Fórum, o acesso à justiça foi extremamente democratizado e em 80% dos casos os conflitos de interesse são resolvidos.

Mediadores e juízes usam de técnicas simples e de uma boa dose de psicologia para quebrar a resistência dos envolvidos e, com paciência, equilíbrio, simpatia e uma boa conversa, na maioria das vezes chega-se a um resultado amigável.

Para o diretor de Secretaria do Juizado Itinerante, Ryan de Chantal e Santos, "... a gente esclarece para a população o seguinte: é melhor você fazer um acordo porque você pode parcelar o débito numa ação de cobrança, tem prazo, tem todas as possibilidades", explica.

Nenhum comentário:

Postagens populares