domingo, 18 de março de 2012

Programa Academia

Academia apresenta tese sobre burocracia no serviço público brasileiro

Nesta semana, o programa Academia debate o tema "A tipologia de downs para agentes burocráticos: uma análise empírica". Estudo de Clarice Gomes de Oliveira, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB).

O estudo aponta que, o comportamento da burocracia é um tema que tem sido pesquisado sob diferentes abordagens teóricas. "O trabalho analisa os servidores públicos federais brasileiros, a partir da tipologia de agentes burocráticos elaborada por Anthony Downs, que classifica os indivíduos de alpinista, conservadores, defensores, militantes e homens de Estado. Apliquei questionários a um grupo de servidores para verificar a existência ou pertinência desse modelo. Os dados obtidos foram tratados pela técnica da análise de aglomerados", explicou a mestre.

O tema é debatido por Humberto Barbosa de Castro, professor de Direito Administrativo e mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília (UCB), e Creomar de Souza, analista político e professor de Relações Internacionais.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares