sábado, 12 de maio de 2012

Repórter Justiça

Creches ou babás? Cuidados que as mamães devem ter com esses serviços


Toda mulher tem direito à licença maternidade. Um benefício reconhecido por lei desde 1921. Mas depois que o prazo termina começa a preocupação: com quem deixar os bebês? Durante o período de amamentação, é possível que a criança fique em berçários dentro das empresas e órgãos públicos onde essas mulheres trabalham. Há também a possibilidade do pagamento do chamado auxílio-creche.

Mesmo com essas opções as mamães ainda precisam optar por uma babá ou uma creche. Nos dois casos as exigências são cada vez maiores. Para as escolinhas, é preciso observar se elas cumprem todas as regras. "Todas as creches para que possam ter o funcionamento regular precisam primeiro ter o registro junto ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. (...) Apresentar o programa, a estrutura física, o quadro de pessoal e como será desenvolvido o trabalho naquela creche", explica o Defensor Público Sérgio Domingos.

No caso de contratar alguém para ficar com os pequenos, os cuidados são voltados aos direitos trabalhistas como décimo terceiro salário, férias e carteira assinada. Nossa equipe mostra também o trabalho das mães sociais. Mulheres que abrem mão de ter sua própria família para cuidar de crianças que sofreram maus-tratos.

O Repórter Justiça está imperdível. O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h30; quarta, às 19h; quinta, às 18h; sexta, às 10h30 e no YouTube (www.youtube.com./reporterjustica).

Mande sua sugestão para a nossa equipe pelo email: reporterjustica@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares