sábado, 1 de novembro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Tecnologia verde

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra iniciativas que beneficiam a preservação da natureza e contam com o apoio da tecnologia. Veja aplicativos para celulares criados só para ensinar as pessoas a não desperdiçarem recursos ambientais e cuidarem da fauna e da flora. Veja também o uso da internet, principalmente das redes sociais, na hora de mobilizar o pessoal a participar de campanhas para arregaçar as mangas e limpar as cidades, descartar os resíduos de forma adequada e diminuir a poluição do ar. A rede mundial de computadores também tem tido papel fundamental para divulgar as leis ambientais brasileiras.

Que tal um aplicativo que alerta para o tempo que você gasta no banho? A ideia saiu do papel e está fazendo sucesso. E que tal um aplicativo que auxilia a fazer rastreamento de animais atropelados nas rodovias? Os dados são necessários para dar uma noção das espécies que são mais atingidas e o que pode ser feito para reduzir os acidentes. “A quantidade de animais que  morre desse jeito assusta. Queremos criar uma rede de colaboração, ou seja, agregar toda a comunidade brasileira. Basta a pessoa ter um celular ou tablet compatível. Ela tira a foto e manda para o sistema de gestão, que abastece um banco de dados”, explica Alex Bager, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas da UFLA – Universidade Federal de Lavras.

Durante o programa, você confere ainda o uso das redes sociais para convocar a população a se mobilizar e ajudar o planeta. Foi assim que na Estônia, na Europa, milhares de pessoas se juntaram e, em um dia, tiraram de circulação 12 mil toneladas de lixo. A ação ganhou repercussão no Brasil. “Essa iniciativa se transformou no Limpa Brasil, que promove campanhas e mobilizações em várias cidades do país. No dia 23 de novembro a mobilização será em Brasília”, explica Edilaine Muniz, coordenadora do projeto. Ela participa de entrevista no estúdio do programa.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares