sábado, 1 de novembro de 2014

Repórter Justiça

As mudanças na Lei de Adoção no Brasil

A lei de adoção foi atualizada em fevereiro deste ano para dar prioridade a famílias que adotam criança ou adolescente com deficiência ou doença crônica. É a Lei 12.955. Outra norma proibiu a doação direta também chamada de consensual, uma modalidade que já foi muito comum no passado: é quando a genitora decide entregar o filho para um conhecido, amigo ou até mesmo parente. Hoje, essa prática é considerada ilegal. Toda criança que vai ser adotada tem que estar cadastrada no sistema do Poder Judiciário. E quem quer adotar deve ser analisado pelos profissionais da Vara da Infância e da Juventude.

O Repórter Justiça visita uma instituição de acolhimento para conhecer a rotina de menores que aguardam por uma família. Em instituições como essa vivem crianças que tiveram direitos violados e que foram afastadas dos pais ou responsáveis. O trabalho feito pela Justiça nesses casos é conscientizar os pais ou responsáveis sobre os direitos da criança e preparar a reintegração familiar.

O programa vai mostrar também a história de Givanildo e Núbia, um casal que tem se preparado para receber um filho adotivo. Eles fizeram o curso de preparação e a entrevista técnica, aguardam agora a decisão  do juiz de Direito que pode por meio de sentença autorizar o ingresso deles no Cadastro Nacional de Adoção. Saiba ainda como Karina e Hugo driblaram as barreiras de uma primeira adoção difícil, mas que hoje vivem felizes não só com uma, mas com duas crianças adotadas. É no Repórter Justiça, você não pode perder.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares