quinta-feira, 27 de maio de 2010

Programa Carreiras

Conheça o trabalho de um especialista em Direito Educacional

O Direito Educacional é o conjunto de normas, princípios, leis e regulamentos que trata das relações de alunos, professores, administradores, especialistas e técnicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O entrevistado desta semana é o professor Gustavo Fagundes, advogado especialista em Direito Educacional.

Ele conta as peculiaridades do ramo considerado novo na área jurídica e fala sobre os campos de atuação. "O primeiro é o campo judicial propriamente dito, a advocacia tradicional, tanto atendendo instituições de ensino com problemas jurídicos do dia a dia, como aos alunos que vêm nos procurar com dúvidas se aquela relação com a faculdade, o colégio, está dentro dos padrões de qualidade, das regras legais. E o outro lado que a gente atua é o administrativo, dentro da própria instituição de ensino", explica Fagundes.

A estudante de direito Nayara Glycia participou dessa conversa e descobriu os desafios dos profissionais que usam o direito educacional como forma de transformar os métodos de ensino usados atualmente. "Hoje, o que a gente busca é que o aluno tenha o conhecimento significativo, que aquilo que ele aprende tenha um significado prático para ele. O professor tem que, principalmente, trazer o aluno para ser o agente do próprio desenvolvimento. Esse é o grande desafio da educação moderna", conta o professor.

A jornalista Neila Medeiros conversa com o entrevistado sobre os livros que servem de referência para o Direito Educacional brasileiro. Uma das obras indicadas é "LDB Anotada e Comentada" de co-autoria do entrevistado em parceria com o professor Celso da Costa Fanches. O livro Direito Educacional Brasileiro, de Nelson Joaquim, também é citado como uma das publicações importantes no panorama jurídico-educacional.

O Carreiras mostra ainda a importância da assessoria pedagógica no trabalho diário do profissional que deseja seguir nesse ramo.

Uma curiosidade: esta edição ganhou uma trilha sonora inusitada, vinda direto do arquivo pessoal do professor Gustavo, um apaixonado por heavy metal.


Livros indicados no programa:

LDB Anotada e Comentada
Celso da Costa Franches
Gustavo M. Fagundes

Direito Educacional
Antônio Jorge da Silva Pereira
Cinthya Nunes Vieira da Silva
Décio Lencioni Machado
José Roberto Covac
Marcelo Adelqui Felca

Direito Educacional em Debate
Pâmares Ferreira

Direito Educacional Brasileiro
Nelson Joaquim

Nenhum comentário:

Postagens populares