domingo, 23 de maio de 2010

Programa Academia

Academia debate a democracia e a biossegurança

O programa Academia promove um debate inédito na televisão brasileira neste domingo: Democracia e Biossegurança: Aportes para um novo cenário. Trata-se da dissertação de Aléssia Barroso Lima Brito Campos Chevitarese, apresentada ao programa de mestrado em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), para a obtenção do título de mestre em Direito e Políticas Públicas.

O estudo aponta que o advento da moderna Biotecnologia representa uma significativa mudança no cenário de uma sociedade de risco. Nesse contexto, as discussões existentes e a escolha dos riscos envolvidos estão diretamente relacionadas à liceidade para o dissenso proporcionado pela democracia. "O trabalho parte da reflexão sobre as teorias democráticas contemporâneas. Assim, uma vez identificada qual democracia, surge o questionamento: existem critérios para aferir imperfeições e orientar soluções no que concerne às instituições democráticas?", questiona Aléssia. Como debatedores, participam do programa Roberto Freitas Filho, doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito, e Larissa Schmidt, doutora em Direito Ambiental.

O Academia apresenta ainda a bibliografia utilizada nessa dissertação, as dicas de Mestres e Doutores, e uma entrevista com Arinda Fernandes, pós doutora em Direito Penal pela Universidade de Roma, no quadro Banca Examinadora. Já no Perfil, o programa mostra um pouco da vida do advogado e jurista Augusto Teixeira de Freitas.

Nenhum comentário:

Postagens populares