quarta-feira, 26 de maio de 2010

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor de obra sobre a vida de Clóvis Beviláqua

No Iluminuras de hoje você vai conhecer uma obra rara encontrada na biblioteca da Câmara dos Deputados. Trata-se do livro "Lusíadas", de Luís de Camões, comentado por Manuel de Faria e Sousa. A obra é ilustrada com vinhetas gravadas em cobre no início de cada canto, com retratos de Camões, de Manuel de Faria e Sousa e de alguns vice-reis e governadores da Índia.

No Encontro com Autor você vai ver uma entrevista com o editor e historiador, Cássio Schubsky. Ele vem ao programa falar sobre o livro: "Clóvis Beviláqua - Um senhor Brasileiro". Na entrevista, ele explica como foi desenvolvido o trabalho de pesquisa para a obra: "Foi um grande trabalho, um trabalho, eu diria, exaustivo de pesquisa. A gente pesquisou em várias cidades: em Viçosa, no Ceará, que é a terra natal do Clóvis, em Fortaleza, em Recife, Brasília, no Rio de Janeiro, São Paulo. Em vários acervos diferentes de museus, fóruns, tribunais, bancos de dados de jornais e revistas, fontes de história oral, depoimentos, biografias (...). E também coletamos depoimentos de especialistas na vida e na obra do Clóvis como o ministro Dias Toffoli, o ministro Eros Grau, ambos do Supremo Tribunal Federal, ministro Moreira Alves (...), ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do STJ, e muitos outros professores, acadêmicos, também de vários lugares do país".

Já no Ex-Libris, você vai conhecer a biblioteca pessoal da ministra Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho. Seus autores prediletos são: Habermans, Ronald Dworkin, e Robert Alexy. Ela também gosta de literatura latino-americana e dos poetas portugueses, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. E o programa mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Curso de Processo Penal", de Luís Fernando De Moraes Manzano, da Editora Atlas; "Execução no Processo do Trabalho", de Mauro Schiavi, da Editora LTr; e "Direito Penal" - Parte Geral, de André Estefam, da Editora Saraiva.

Nenhum comentário:

Postagens populares